São Francisco de Paula, RS, é rica em lagos e cascatas, possuindo também um parque mantido pelo Ibama. A cidade é um belo exemplo da cultura campeira riograndense. Veja a seguir as principais atrações da cidade.
Igreja ampla, inaugurada em 14 de junho de 1964, apresenta, no seu interior, um interessante conjunto de vitrais. À frente do templo há uma imagem do padroeiro da cidade, São Francisco de Paula, feita com material reciclado. As portas da Igreja foram esculpidas à mão por Tarcisio Nodari, entre 1967 e 1968, levando em torno de seis meses para ser concluída.
Recanto dos Escoteiros da Sogipa
A Sociedade Ginástica Porto Alegre (SOGIPA) dispõe de uma sede com toda infra-estrutura (pavilhão central com churrasqueira, cozinha, fogo de chão, alojamento, quadras para jogos e cantina). Esta área serve como campo de treinamento dos escoteiros, (grupo George Black). Fica no Bairro Rondinha e é privativa dos associados e escoteiros do clube.
Monumento a Cuia e ao Negrinho do Pastoreio
Situados ao longo dos canteiros da avenida principal da cidade (Júlio de Castilhos), os dois monumentos destacam aspectos e lendas do folclore gaúcho. A cuia simboliza a tradição e a hospitalidade do povo. O Negrinho do Pastoreio é um dos mais famosos personagens do folclore gauchesco. O monumento erguido pela iniciativa do CTG Rodeio Serrano foi concebido pelo artista plástico Vasco Prado e acabou se convertendo em local de pagamento de promessas, marcado por velas, doces, balas e cigarros "pagos" pelos crentes ao negrinho.
Lago São Bernardo
Cartão postal de São Francisco de Paula, o lago fica próximo ao centro, com uma extensão de 1.900 metros, profundidade média de 5 m e despoluído. As margens são ajardinadas e cercadas de árvores e pinheiros. Tem sido usado para prática de esportes aquáticos. Local ideal para caminhadas. Visitação permanente e gratuita.
Cascata da Ronda
Conjunto de 5 quedas d'água, em uma extensão de 4,5 quilômetros, possui uma altura de aproximadamente 100m. O conjunto é formado por diversos patamares, alguns, observados somente a partir do topo e o último, observado a partir da base. O acesso a este local é feito por uma trilha que atravessa mata nativa. Visitação permanente e gratuita.
Monumento ao Carreteiro
Presta uma homenagem aos carreteiros que movimentavam o comércio da região, vendendo e comprando mercadorias.
Pesca Esportiva
Fazenda voltada à pesca esportiva, tem atualmente a Truta arco-íris e Black Bass. Possui estrutura com banheiros, cozinha, frigobar, freezer, churrasqueira, área para camping e pequeno quarto para pernoite. Pesca exclusivamente nas modalidades de iscas artificiais e “Fly fishing”.
Passo da Ilha
Local para camping selvagem, dispõe de cantina, banheiros, água e luz. Cercado pelas corredeiras do Rio Tainhas que formam a ilha, tem mais de 150 m de largura, onde se formam pequenas cachoeiras. Quando o rio está em seu nível normal, é possível atravessá-lo de automóvel. No entanto, é bom ter cautela com as enxurradas, que elevam, rapidamente, o nível das águas.
Floresta do Ibama
Grande reserva natural de araucárias e Mata Atlântica, localizada na descida para a Serra do Umbu, a 25 quilômetros da cidade. Possui cascatas e trilhas em meio a uma mata nativa de 900 hectares.
Barragens
As represas do Salto, do Blang, da Divisa e da Corsan possuem grandes volumes de água, todas piscosas. As 3 primeiras servem como alimentadoras do Sistema Energético Salto, (CEEE), acumulam água para a geração de energia nas Usinas de Bugres e Canastra, de 51.000 Kw/h. Oferecem extensas áreas para lazer, aventura, camping, balneário, pesca amadora e prática de esportes náuticos. Em São Francisco de Paula, com paisagens formadas por campos, rios e pinhais. Visitação permanente e gratuita.
Parque das Cachoeiras
Situado a aproximadamente 4 quilômetros do centro da cidade, o parque tem acesso razoável por estrada de terra. É cercado por oito Cerros, sendo o mais destacado o Cerro da Solidão. Na reserva, uma estrada de chão conduz a 6 grandes cascatas, além de várias outras menores, todas escondidas entre a Mata Atlântica. São elas: Neblina, Ronda, Remanso, Ravina, Escondida e Quatrilho. Possuindo 20 trilhas divididas em quatro roteiros, é necessário mais do que um dia para a visitação completa. As trilhas estão muito bem sinalizadas. Acesso pelo Lago São Bernardo (Estrada da Roça Nova, que liga São Chico a Rolante). Visitação diária, das 8 às 18h.
Parque das Cascatas
O Parque das Cascatas está localizado em Lajeado Grande. Além da posição estratégica entre as estradas da Rota do Sol e os Caminhos da Neve, a área dispõe das belezas naturais que a transformaram num local encantador. Possui área livre de 64 hectares com trilhas ecológicas, bar, cantina, ecoturismo, piscinas naturais, cabanas com lareiras, etc.