Atrações em Nova Petrópolis

A cidade de Nova Petrópolis é um jardim plantado na Serra Gaúcha. Nos seus parques, praças e jardins, explodem as flores dos mais variados matizes. Grupos de danças, corais e bandinhas, assim como a gastronomia, o artesanato e os traços fisionômicos de seus habitantes, demonstram a forte herança legada pelos colonizadores alemães. Todas essas características, somadas à arquitetura germânica, faz de Nova Petrópolis um cenário muito romântico.

Nova Petrópolis

Nova Petrópolis RS - Atrações

Turismo em Nova Petrópolis

Nova Petrópolis Labirinto Verde
Labirinto Verde

Localizado na Praça da República em Nova Petrópolis , o Labirinto é feito com ciprestes cuidadosamente cortados em forma de "cerca viva". As plantas formam as paredes que desenham o seu traçado. É atração que diverte a todas as idades.

Nova Petrópolis Aldeia do Imigrante
Parque Aldeia do Imigrante

É um monumento vivo à cultura alemã. Possui mais de 10 hectares de área verde de mata nativa em pleno centro da cidade, com edificações antigas tombadas pelo Município. Entre lagos, árvores centenárias e pássaros, somos surpreendidos com sons de bandinhas e danças de grupos folclóricos que se apresentam na retreta do parque, ao lado de um “Biergarten” (Jardim da Cerveja) ao ar livre que serve petiscos e, é claro, uma boa cerveja gelada. Nas tendas rústicas encontramos os mais variados produtos da região

Jardim da Percepção

No Jardim da Percepção o visitante, através de uma simulação de ausência da visão vedando os olhos, aguça a sensibilidade tátil, gustativa, olfativa e auditiva. O passeio é monitorado e o visitante estará em contato com aproximadamente 200 espécies de plantas herbáceas e árvores, distribuídas em tácteis, perfumadas e gustativas. Além de esculturas, pedras, animais empalhados e um caminho por onde as pessoas passeiam descalças.

Praça da República

É um recanto bucólico, no centro da cidade, sempre florido. Por causa disso, também é conhecida como Praça das Flores. Especialmente na primavera e no verão, proporciona uma paisagem única.

Aldeia Alemã

Nela você se sentirá como os primeiros habitantes da cidade, no século passado. Apresenta 9 prédios em estilo enxaimel trazidos do interior do município, reproduzindo as comunidades alemãs entre os anos de 1875 e 1910.

Localiza-se no interior do Parque do Imigrante.

Ninho das Águias

Uma das atrações mais conhecidas de Nova Petrópolis , fica a 720 metros de altura, com três rampas de vôo livre, oferece uma belíssima paisagem do Vale do Rio Caí e da cidade de Caxias do Sul. Acesso pela BR 116.

Praça Theodor Amstad

Neste lugar surgiu a primeira Cooperativa de Crédito da América Latina em Nova Petrópolis no ano de 1902. Ali encontra-se um monumento ao seu iniciador. Está localizada na Linha Imperial, a 7 quilômetros do centro da cidade.

Cascata Johan Grings

Entre a cascata e o alicerce da primeira serraria (1862), encontra-se a "bica", com água pura e cristalina da rocha.

Pinheiro Multissecular

Com uma altura de 45 metros e um diâmetro que requer 7 pessoas adultas para ser abraçado, o Pinheiro Multissecular é mais uma atração em Linha Imperial. Fica a 1 quilômetro da RS 235, no acesso à Praça Theodor Amstad.

Panelão

É uma formação rochosa com queda d'água, formando um lago com saída subterrânea. A vontade é de entrar na água e aproveitar esse presente da natureza. Acesso por Linha Araripe, a 18 quilômetros do centro da cidade pela RS 235, mais 5 quilômetros de acesso.

Restaurante Colina Verde

O restaurante Colina Verde fica na BR-116, saída para Porto Alegre, numa serra com bonita vista. A sua cozinha foi premiada pelo Guia 4 Rodas com duas estrelas e oferece pratos simples, mas deliciosos. De entrada são servidos sopa de capeleti e pães caseiros quentinhos. Depois uma mesa farta é montada com pratos típicos da culinária alemã (joelho de porco, chucrute, etc), combinados com massas e carnes inspirados na cozinha italiana e com um toque regional, como o bolinho de aipim. Funciona somente para almoço e de terça a domingo.

Café Colonial Opa's Kaffeehaus

Dos mesmos proprietários do restaurante Colina Verde, é o mais cobiçado de todos os cafés da Serra Gaúcha. Também recebeu uma estrela do Guia 4 Rodas, oferece cucas, pães, bolos e outros produtos fresquinhos acompanhados de chá e café. Fica num local muito agradável.