• Chegada:
    Saída:
  • Atrações em Bento Gonçalves

    Bento Gonçalves guarda em suas raízes as tradições e costumes dos imigrantes italianos. Com uma paisagem tipicamente européia, o município ostenta o título de Capital Brasileira do Vinho. O vale dos vinhedos é a principal atração da cidade, juntamente com o passeio de Maria Fumaça. Vale a pena conferir..

    Detalhes das Bento Gonçalves

    Turismo em Bento Gonçalves

    Maria Fumaça

    O passeio turístico de trem a vapor é uma grande atração na serra gaúcha, na rota da Uva e do Vinho. Os turistas são calorosamente recepcionados na estação de Bento Gonçalves com vinho e degustação de queijo. Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de percurso e 1 h e 30 min de duração. Durante o passeio - que tem clima de festa – pode-se conhecer o coral típico italiano, a dupla que toca a tarantela e os gaúchos. O trem pára na estação de Garibaldi, onde acontece um show com músicas italianas e gaúchas, enquanto o turista degusta os espumantes produzidos nesta cidade. O passeio encerra-se na estação de Carlos Barbosa com mais um show.

    Vale dos Vinhedos

    Conhecer o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é imprescindível para quem sobe a Serra Gaúcha. Na região, estão algumas das melhores vinícolas do país. Parreirais podem ser vistos numa rota de bela paisagem. Além de se deliciar com a culinária italiana, os visitantes podem acompanhar desde a colheita das uvas até a confecção dos vinhos, degustar raridades da adega e comprar produtos coloniais.

    Caminhos de Pedra

    Considerado um museu vivo, o roteiro abriga um conjunto arquitetônico com casas de pedra e madeira, construído pelos imigrantes italianos. São 12 quilômetros no distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves. O local, antiga rota comercial, resgata mais um pouco da história da imigração italiana, com suas casas com tábuas de seis metros, adegas de pedra, moinhos e cantinas construídos a partir de 1880.

    Ponte sobre o Rio das Antas

    Situada no Vale do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, num local de belíssima paisagem, é uma obra que chama muita atenção pela grandiosidade. Na visão da engenharia, é destaque pela sua geometria em arcos paralelos, e pelas soluções adotadas com os recursos da época em que foi construída. É a maior do mundo em arcos paralelos.

    Pipa Pórtico

    Nela você se sentirá como os primeiros habitantes da cidade, no século passado. Apresenta 9 prédios em estilo enxaimel trazidos do interior do município, reproduzindo as comunidades alemãs entre os anos de 1875 e 1910.

    Localiza-se no interior do Parque do Imigrante.

    Parque temático Epopéia Italiana

    Sentir o cotidiano dos imigrantes italianos na época de sua chegada (1875) já é uma experiência possível em Bento Gonçalves. O parque Epopéia Italiana, em 2.000 metros de área construída, apresenta nove ambientes que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, à adaptação no novo continente. Os efeitos especiais de som e luz proporcionam dinamismo, dando vida às réplicas e ambientes.

    Museu histórico Casa do Imigrante

    O prédio, construído em 1913 com características da arquitetura colonial italiana, proporciona uma viagem no tempo e leva o visitante ao cotidiano de uma família de imigrantes. Com uma exposição permanente de objetos, utensílios de trabalho e instrumentos musicais, o museu guarda também um rico acervo de documentos que permite reconstruir a vida dos primeiros habitantes da Serra Gaúcha.

    Contato e Reservas







    Idioma »