Gramado Cine Vídeo

Gramado Cine Vídeo

O Gramado Cine Vídeo, Festival do Vídeo Universitário e Independente, acontece paralelamente ao Festival Mundial de Cinema de Gramado e é considerado um dos mais importantes do gênero no país.

gramado cine vídeo logo

O Gramado Cine Vídeo tornou-se conhecido em nível nacional e internacional devido á participação de produtores independentes de diversos estados, principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Tocantins, Amazonas, Goiás, Pará, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul e de outros países.

 

A produção Universitária e Independente de Cinema e Vídeo a partir deste novo milênio está tendo um crescimento muito grande, em função da implantação de TVs à Cabo e TVs de sinal aberto que, cada vez mais utilizam produtos terceirizados em suas programações, abrindo mais espaço para as produções independentes e valorizando novos talentos revelados nas produções universitárias.

gramado cine vídeo premios

O evento Gramado Cine e Vídeo é subdividido em várias categorias, sendo as principais listadas a seguir:

 

  • MERCADO DO AUDIOVISUAL
    Feira de produtos e serviços audiovisuais, onde acontece a divulgação e promoção de produtos culturais, estabelecendo um importante intercâmbio cultural e comercial entre os mais diversos segmentos e classes do Audiovisual Brasileiro.

 

  • FESTIVAL DO VÍDEO BRASILEIRO
    Considerado um dos mais importantes festivais audiovisuais do país, o Festival do Vídeo Brasileiro recebe anualmente em torno de 700 vídeos, oriundos de diversos estados brasileiros. O festival engloba as seguintes categorias competitivas:
  • Vídeo Independente Brasileiro
    • Vídeo Televisão Universitária Brasileira
    • Vídeo Universitário Brasileiro
    • Vídeo Universitário Gaúcho
    Os vídeos vencedores de cada categoria são exibidos no Canal Futura e na TVE-RS.

 

  • OFICINAS COMUNITÁRIAS DE VÍDEO
    As Oficinas Comunitárias de Vídeo são direcionadas aos alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas da Região, e o principal objetivo da atividade é despertar o interesse de adolescentes e jovens pela produção audiovisual, além de revelar talentos, integrar alunos de diferentes escolas e localidades e provocar um maior interesse da comunidade escolar pelo cinema nacional.

 

  • GRANIMADO – FESTIVAL BRASILEIRO DE ANIMAÇÃO
    O evento Gramado Cine Vídeo passa a contar com o GRANIMADO – Festival Brasileiro de Animação, onde participarão produções de animações nacionais (Categoria Animação Brasileira) e animações produzidas no Rio Grande do Sul. Este é um segmento do audiovisual em pleno desenvolvimento no Brasil, porém a visibilidade e o reconhecimento como produto cultural ainda não acompanham a escala crescente de público e mídia.

 

  • MOSTRINHA DE ANIMAÇÃO INFANTIL
    Atividade direcionada aos alunos do Ensino Fundamental das escolas da Região das Hortênsias, onde são exibidas diversas animações brasileiras com temática infantil, com o intuito de familiarizar as crianças desde cedo com a sétima arte, proporcionando às mesmas um maior acesso à cultura e uma maior interatividade com o evento.

 

  • OFICINAS E PAINÉIS PROFISSIONALIZANTES
    O Gramado Cine Vídeo realiza diversas atividades profissionalizantes, disponibilizando a troca de informações, a análise de novos conceitos e tecnologias, as perspectivas e oportunidades para a comercialização e viabilização financeira de produtos culturais brasileiros no mercado mundial. O evento disponibiliza gratuitamente estas atividades aos estudantes universitários e produtores amadores que buscam uma maior qualificação profissional.

 

  • GRAMADO CINE VÍDEO ITINERANTE
    Esse projeto pretende expandir suas ações do Gramado Cine e Vídeo a outras comunidades periféricas e menos abastadas do Estado do Rio Grande do Sul, levando um pouco da cultura cinematográfica para locais que estão desprovidos de atividades culturais e opções de lazer e entretenimento.

 

O Projeto Cultura em Movimento – Gramado Cine Vídeo Itinerante realiza projeções de filmes em cerca de 10 escolas de bairros periféricos da Região das Hortênsias, atingindo mais de 2.000 alunos da rede pública de ensino.

 

Quando: Em agosto, paralelamente ao Festival de Cinema de Gramado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *