• Chegada:
    Saída:
  • Atrações em São Francisco de Paula

    São Francisco de Paula, RS, é rica em lagos e cascatas, possuindo também um parque mantido pelo Ibama. A cidade é um belo exemplo da cultura campeira riograndense. Veja a seguir as principais atrações da cidade.

    Detalhes das atrações em São Francisco de Paula

    Turismo em São Francisco de Paula

    Igreja Matriz

    Igreja ampla, inaugurada em 14 de junho de 1964, apresenta, no seu interior, um interessante conjunto de vitrais. À frente do templo há uma imagem do padroeiro da cidade, São Francisco de Paula, feita com material reciclado. As portas da Igreja foram esculpidas à mão por Tarcisio Nodari, entre 1967 e 1968, levando em torno de seis meses para ser concluída.

    Recanto dos Escoteiros da Sogipa

    A Sociedade Ginástica Porto Alegre (SOGIPA) dispõe de uma sede com toda infra-estrutura (pavilhão central com churrasqueira, cozinha, fogo de chão, alojamento, quadras para jogos e cantina). Esta área serve como campo de treinamento dos escoteiros, (grupo George Black). Fica no Bairro Rondinha e é privativa dos associados e escoteiros do clube.

    Monumento a Cuia e ao Negrinho do Pastoreio

    Situados ao longo dos canteiros da avenida principal da cidade (Júlio de Castilhos), os dois monumentos destacam aspectos e lendas do folclore gaúcho. A cuia simboliza a tradição e a hospitalidade do povo. O Negrinho do Pastoreio é um dos mais famosos personagens do folclore gauchesco. O monumento erguido pela iniciativa do CTG Rodeio Serrano foi concebido pelo artista plástico Vasco Prado e acabou se convertendo em local de pagamento de promessas, marcado por velas, doces, balas e cigarros "pagos" pelos crentes ao negrinho.

    Lago São Bernardo

    Cartão postal de São Francisco de Paula, o lago fica próximo ao centro, com uma extensão de 1.900 metros, profundidade média de 5 m e despoluído. As margens são ajardinadas e cercadas de árvores e pinheiros. Tem sido usado para prática de esportes aquáticos. Local ideal para caminhadas. Visitação permanente e gratuita.

    Cascata da Ronda

    Conjunto de 5 quedas d'água, em uma extensão de 4,5 quilômetros, possui uma altura de aproximadamente 100m. O conjunto é formado por diversos patamares, alguns, observados somente a partir do topo e o último, observado a partir da base. O acesso a este local é feito por uma trilha que atravessa mata nativa. Visitação permanente e gratuita.

    Monumento ao Carreteiro

    Presta uma homenagem aos carreteiros que movimentavam o comércio da região, vendendo e comprando mercadorias.

    Pesca Esportiva

    Fazenda voltada à pesca esportiva, tem atualmente a Truta arco-íris e Black Bass. Possui estrutura com banheiros, cozinha, frigobar, freezer, churrasqueira, área para camping e pequeno quarto para pernoite. Pesca exclusivamente nas modalidades de iscas artificiais e “Fly fishing”.

    Passo da Ilha

    Local para camping selvagem, dispõe de cantina, banheiros, água e luz. Cercado pelas corredeiras do Rio Tainhas que formam a ilha, tem mais de 150 m de largura, onde se formam pequenas cachoeiras. Quando o rio está em seu nível normal, é possível atravessá-lo de automóvel. No entanto, é bom ter cautela com as enxurradas, que elevam, rapidamente, o nível das águas.

    Floresta do Ibama

    Grande reserva natural de araucárias e Mata Atlântica, localizada na descida para a Serra do Umbu, a 25 quilômetros da cidade. Possui cascatas e trilhas em meio a uma mata nativa de 900 hectares.

     

    Barragens

    As represas do Salto, do Blang, da Divisa e da Corsan possuem grandes volumes de água, todas piscosas. As 3 primeiras servem como alimentadoras do Sistema Energético Salto, (CEEE), acumulam água para a geração de energia nas Usinas de Bugres e Canastra, de 51.000 Kw/h. Oferecem extensas áreas para lazer, aventura, camping, balneário, pesca amadora e prática de esportes náuticos. Em São Francisco de Paula, com paisagens formadas por campos, rios e pinhais. Visitação permanente e gratuita.

    Parque das Cachoeiras

    ..Situado a aproximadamente 4 quilômetros do centro da cidade, o parque tem acesso razoável por estrada de terra. É cercado por oito Cerros, sendo o mais destacado o Cerro da Solidão. Na reserva, uma estrada de chão conduz a 6 grandes cascatas, além de várias outras menores, todas escondidas entre a Mata Atlântica. São elas: Neblina, Ronda, Remanso, Ravina, Escondida e Quatrilho. Possuindo 20 trilhas divididas em quatro roteiros, é necessário mais do que um dia para a visitação completa. As trilhas estão muito bem sinalizadas. Acesso pelo Lago São Bernardo (Estrada da Roça Nova, que liga São Chico a Rolante). Visitação diária, das 8 às 18h.

    Parque das Cascatas

    O Parque das Cascatas está localizado em Lajeado Grande. Além da posição estratégica entre as estradas da Rota do Sol e os Caminhos da Neve, a área dispõe das belezas naturais que a transformaram num local encantador. Possui área livre de 64 hectares com trilhas ecológicas, bar, cantina, ecoturismo, piscinas naturais, cabanas com lareiras, etc.

    Contato e Reservas