• Chegada:
    Saída:
  • Atrações em Cambará do Sul

    Cambará do Sul é uma cidade pequena e que preserva as tradições gaúchas. Pelas suas ruas podem ser vistos homens usando bombachas e pessoas tomando chimarrão, mas a beleza da cidade está nos parques Aparados da Serra e da Serra Geral. Ambos possuem vários canyons de beleza estonteante e paisagem única no Brasil. Confira no resumo das atrações a seguir.

    Detalhes das Atrações de Cambará do Sul

    Turismo em Cambará do Sul

    Canyon do Itaimbezinho

    Casca do Véu de Noiva

    Cachoeiras do Venâncio

    Trilha do Vértice

    Trilha do Rio do Boi

    Parque Nacional do Aparados da Serra

    O parque que é uma das principais atrações de Canela, fica a 5 minutos do centro da cidade. Oferece atividades de aventura com segurança e é perfeito para contemplação da natureza. A entrada é gratuito, sendo cobrado separadamente as atividades escolhidas.

     

    Opções de aventura e lazer no parque:

    Canyon do Itaimbezinho

    O Canyon do Itaimbezinho é o maior da América do Sul, com 5.800 m de extensão, largura de até 2.000 m e profundidade máxima de 720 m. Suas paredes amareladas e avermelhadas são cobertas por vegetação baixa, característica da região, e é cercado de pinheiros nativos. O Rio Perdizes desce as paredes rochosas, formando a Cachoeira Véu de Noiva, num cenário impressionante. O Rio do Boi também serpenteia as pedras, formando outras várias quedas d’água.

     

    Cascata das Andorinhas

    Formada por um grande volume d’água que corre pelo Rio Perdiz e despenca pela escarpa do Canyon Itaimbezinho. Pode ser vista a partir da Trilha do Vértice ou do Mirante do Cotovelo.

     

    Casca do Véu de Noiva

    Formada pelo Arroio Preá, esta bela queda d’água situa-se próxima ao Mirante do Cotovelo e pode ser vista a partir da Trilha do Vértice.

     

    Cachoeiras do Venâncio

    Formada pelo Rio Camisas, possui uma seqüência de quedas d’água cristalinas que se transformam em cataratas, cercada pela exuberante mata ciliar, mata de araucárias e dos Campos de Cima da Serra. É um ótimo local para banhos relaxantes e está localizada no município de Jaquirana, a 23 quilômetros do centro de Cambará do Sul.

     

    Trilhas:

    Trilhas do Vértice

    É a mais fácil e a única que pode ser feita sem acompanhamento de guia. Dura em média 45 minutos e tem 1,5 quilômetro de extensão (ida e volta). O trajeto circunda a boca do canyon, permitindo a observação do lado frontal da Cachoeira das Andorinhas.

     

    Trilha do Cotovelo

    Tem 6 quilômetros de extensão e permite uma vista completa do Itaimbezinho, passando pelo Arroio Perdizes, com vista lateral da Cachoeira Véu da Noiva.

     

    Trilha do Rio do Boi

    Indicada para os mais experientes, tem duração média de 7 horas, com início no fundo do Vale do Itaimbezinho, até chegar à superfície do canyon. É necessário o uso de técnicas de escalada para esta última parte.

    Canyon do Fortaleza

    Canyon Malacara

    Pedra do Segredo

    Trilha do Canyon Malacara

    Trilha da Cachoeira do Tigre Preto

    Parque Nacional da Serra Geral

    O Parque Nacional da Serra Geral é uma extensão do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Reproduz o mesmo relevo acidentado, com formação de paredões e canyons. São mais de 60 canyons na região. Os mais famosos são o Malacara e o Fortaleza. Veja as principais atrações do parque.

     

    Opções de aventura e lazer no parque:

    Principal atrativo do Parque Nacional da Serra Geral, o canyon Fortaleza impressiona pela sua imponência, retratando em suas paredes as diversas camadas de derrames basálticos que resultaram na formação da Serra Geral. Escavado pelas forças erosivas da natureza, essas enormes gargantas guardam cenários deslumbrantes em seu interior. Para quem curte aventuras na natureza, a beleza local faz valer a pena o esforço das trilhas. Seu nome provém da semelhança das paredes a muralhas de fortalezas medievais.

     

    Canyon Malacara

    Localiza-se entre os canyons do Itaimbezinho e da Fortaleza.
    Ainda intocado e sem nenhuma infra-estrutura, seu ambiente é moldado conforme as leis da natureza. O acesso só pode ser feito a pé e é um exercício de “trekking” saudável e gratificante, pois as paisagens que se vislumbram da Serra Geral dão um sabor especial a este passeio. Possui lindas cascatas e em dias sem muita névoa, do seu topo, é possível avistar parte do litoral.

     

    Canyon Churriado

    Localiza-se no parque Serra Geral e, apesar de ser menor que o Fortaleza e o Malacara, mecere uma visita. A trilha de acesso é mais difícil e, por isso, é bom contratar um guia.

     

    Cachoeira do Tigre Preto

    Formada por três quedas (entre 30 m e 250 m). Pode ser vista a partir do meio das águas devido às pedras existentes no local.

     

    Pedra do Segredo

    Uma rocha de cinco metros de altura e 30 toneladas, aproximadamente, apoiada numa pequena base. Qual será o segredo de sua sustentação? Parece que um sopro pode derrubá-la; ventos cortantes a lapidam dia a dia.

     

    Lageado das Margaridas

    Formado pelo Rio Camisa, fica a 12 quilômetros de Cambará. As corredeiras do rio formam um lageado de cerca de 50 m de extensão, ótimo para banho. Trilha fácil.

     

    Cachoeira Dona Délcia

    A 3 quilômetros de Cambará é onde o Arroio Campo Bom despenca em forma de várias cachoeiras da região. Trilha de 3 quilômetros, mas não apresenta dificuldade. De acordo com funcionários do Ibama, o parque chega a receber 1000 pessoas por dia no verão. A entrada é gratuita, não é permitido acampar no local tampouco visitá-lo depois das 17 h. Contemplada a beleza, rumamos para o Parque Aparados da Serra, que abriga o espetacular e imenso Itaimbezinho.

     

    Trilhas:

    Pedra do Segredo

    O percurso tem 1,5 quilômetro de extensão e dura em média duas horas, cruzando o Arroio do Segredo e passando por uma estreita picada ao lado da Cachoeira do Tigre Preto. No final da trilha observa-se a parte frontal da queda.

     

    Trilha Malacara

    Esta é uma trilha para quem realmente tem experiência. No total são 23 quilômetros, numa caminhada que atravessa todo o parque em dois dias. O percurso inicia-se na Guarita Gralha Azul, em Aparados da Serra, e atravessa rios e capões, passando por colinas e beiras de abismos. Passa-se pelos canyons Malacara, Churriado e Fortaleza.

     

    Trilha da Cachoeira do Tigre Preto

    Caminhada fácil, começando junto à ponte de concreto sobre o arroio Segredo. Seguindo o arroio por, aproximadamente, 800 m, você estará no alto da cachoeira do Tigre Preto. Neste ponto, atravesse o rio por cima das pedras (cuidado; algumas são bem lisas!) e pegue uma trilha no meio da mata. Cerca de 250 m adiante, chega-se a um mirante, de onde se tem uma linda vista de frente da cascata, com uma queda de mais de 200 m. Continue a trilha pela é a Pedra do Segredo. 

    Contato e Reservas