• Chegada:
    Saída:
  • Atrações em Gramado

    Gramado é uma cidade que lembra, em vários aspectos, um cenário europeu. Uma das atrações em Gramado que mais encanta os turistas e a arquitetura em estilo alemão. São ruas com muitas lojas e restaurantes que convidam o turista a passear a pé pelo centro. Além de rico comércio e serviço de qualidade, oferece atrações turísticas interessantes como o Lago Negro que é uma das mais visitadas atrações em Gramado. Veja a seguir as principais atrações em Gramado.

    atrações em gramado

    Detalhes das Atrações de Gramado

    Turismo em Gramado

    atrações em gramado lago negro
    Lago Negro

    Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Hoje é um das atrações em Gramado com maior visitação turística. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaleias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido, podendo-se andar a pé ou de bicicleta, porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido.

    atrações em gramado snowland
    Snowland - Parque da Neve

    Uma das mais empolgantes atrações em Gramado, O Snowland é a grande novidade de Gramado e é o primeiro parque de neve indor da América Latina. São 16 mil metros de área coberta com temperaturas de -3 graus centígrados o ano todo e com muitas atrações para todos os tipos de gostos. A principal atração é sem dúvida esquiar na neve e pode ser feito de 2 formas: com boias para quem não quer se arriscar ou de pé com esquis. Na segunda opção o aventureiro recebe um mini curso com orientações. Para enfrentar todo esse frio, o parque oferece roupas e calçados especiais.
    Mas se você não quiser esquiar, poderá optar pela patinação no gelo ou simplesmente curtir a gastronomia do local que possui ótimo restaurante.
    Para quem não abre mão das compras, existem várias lojinhas no parque.

    atrações em gramado joaquina bier
    Lago Joaquina Riter Bier

    Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, possui 17.000m2, num espaço cercado de casas de veraneio, flores e araucárias com mais de 70 anos. Foi construído a pás e picaretas. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior. Possui uma pista para corrida e caminhada em suas margens. É uma das atrações em Gramado que mais recebe eventos, como os shows do Natal Luz.

    atrações em gramado palacio dos festivais
    Palácio dos Festivais

    Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino-americano, o Palácio dos Festivais (ou Cinema de Gramado) é uma das mais famosas atrações em Gramado. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao “Kikito”.

    Sessões de Cinema: Sexta, sábado e domingo às 20h30

    atrações em gramado rua coberta
    Rua Coberta

    Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros à Rua Garibaldi bem no centro de Gramado, é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva. A rua Coberta fica no centro de Gramado e próxima à várias outras atrações em Gramado.

    atrações em gramado igreja são pedro
    Igreja São Pedro

    Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A igreja está entre as atrações em Gramado com maior fluxo de turistas e é uma das mais fotografadas da região.

    Aldeia do Papai Noel (Parque Knorr)

    Localizada em um parque idealizado por Oscar Knorr, a Aldeia é uma das atrações preferidas pelas crianças, pois todos os encantos natalinos estão ali representados: a fábrica do Papai Noel, a casa do velhinho de barbas brancas e também seu trenó puxado por renas. Mas o local, também chamado de Parque Knorr, é um convite à convivência com a natureza. Gramados, flores coloridas e o musgo verdinho abaixo dos pinheiros acompanham o passeio que ainda conta com uma linda vista do Vale do Quilombo.

    Mirante do Vale do Quilombo (Belvedere)

    Ao lado da avenida que leva a Canela, fica o Belvedere de Gramado. Dali é possível avistar o belo Vale do Quilombo com seus 850 m de altitude.

    atrações em gramado praça major nicoletti
    Praça Major Nicoletti

    Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, recebeu o nome do 1º sub-intendente do local, responsável pela localização atual de Gramado, núcleo da sede desde 17 de janeiro de 1913. Na praça ficam várias atrações em Gramado e  compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade.

    Mini Mundo

    Criado pela família Höppner, em 1981, nele funciona a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo Legoland, na Dinamarca. Mostra réplicas de castelos, ferrovias, moinhos, praças, igrejas, estaleiros, teleféricos, torres, lagos, cascatas e casas típicas, num mundo imaginário e criativo.

    Um pequeno, minúsculo mundo, onde estão reunidas réplicas em miniaturas das mais belas obras da arquitetura mundial. Viajar pelo Mini Mundo é uma experiência encantadora. Você vai da Alemanha à Suíça.. Passa pelo Brasil, Finlândia..." (proprietários).

    Museu do Perfume

    Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, recebeu o nome do 1º sub-intendente do local, responsável pela localização atual de Gramado, núcleo da sede desde 17 de janeiro de 1913. A praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade.

    Museu do Chocolate (Prawer)

    O Museu do Chocolate tem uma área de exposição de equipamentos antigos, usados na fabricação do chocolate caseiro, iniciada em 1975 pelo seu fundador Jayme Prawer, além de painéis sobre a história e curiosidades do mundo do chocolate.

    O visitante tem informações sobre a história e a origem do cacau, cujos vestígios mais antigos indicam que o povo "Olmeca", por volta do ano 3000 a.C., já apreciavam esta fruta natural daquela região do Golfo do México.

    Na visita à área de produção, o visitante sente o aroma do chocolate e assiste ao trabalho dos artesãos que elaboram o produto.

    Hollywood Dream Cars

    O Hollywood Dream Cars é um misto de preservação da história e exercício de paixão. Localizado na avenida que liga as cidades de Gramado e Canela, ocupa aproximadamente 1.000 metros quadrados em galpão de construção especial para ser mostra permanente do melhor espelho da época de ouro dos automóveis norte-americanos: a década de 50. É uma das atrações em Gramado que mais encanta os admiradores de carros antigos.

    Museu de Cera Dreamland

    Gramado é a primeira cidade na América Latina a contar com um museu de cera. Assim como o de Londres, O Dreamland Museu de Cera dispõe de espaços temáticos de acordo com as grandes personalidades reproduzidas em cera. Destaques como Mike Tyson, Brad Pitt, Demi More, Arnold Schwarzenegger, Lady Di, Bill Clinton, Sean Connery, Harrison Ford, Dustin Hoffman, James Dean, Elvis Presley, Robin Williams, Mel Gibson e Frank Sinatra. O visitante terá algumas surpresas durante a visitação, com momentos de emoção.

    Super Carros - Exposição de carros especiais

    Agora Gramado conta com mais essa ótima opção para os amantes dos carros especiais e esportivos. São vários modelos que dificilmente se vê rodando nas ruas e que podem ser admirados ou dirigidos (isso mesmo) pelos clientes que quiserem dirigir uma Ferrari ou outros modelos disponíveis na exposição. É só contratar esse serviço a parte para realizar esse desejo. Além disso, o espaço conta com lojas, bar, café e um clima que envolve o visitante e amante dessas belas máquinas. É diversão garantida para toda família .

    atrações em gramado museu medieval
    Museu Medieval

    O Museu Medieval é uma atração diferenciada dentre as atrações em Gramado. Para quem curti peças e a história medieval, vale uma visita a esse museu que leva o turista de volta no tempo e traz muita informação e peças interessantes.

    atrações em gramado zoo
    Gramado Zôo

    O Empreendimento é classificado na Categoria A do IBAMA, atingindo excelência em preocupação ambiental e mostra que as atrações em Gramado não se resumem ao seu estilo arquitetônico.

    São 200.000 m² de área com mais de 1.000 animais, todos da fauna brasileira, sem jaulas. Todos os animais estão em viveiros adaptados, integrados diretamente com a natureza ou em ambientes que reproduzam a mesma.

    O local conta com mirantes para as montanhas e vales de Gramado e região. Os animais são acompanhados por uma equipe completa de biólogos, veterinários e educadores ambientais monitorando todo o Zôo. 

     

    O Gramado Zôo está preparado para receber portadores de deficiência física, com possibilidade de passeio em veículos elétricos para pessoas que não puderem realizar o trajeto a pé.

    Possui um programa de Educação Ambiental voltado para escolas e grupos e conta com um restaurante Temático GUABI.

    No final do passeio os visitantes podem adquirir produtos temáticos na loja do Gramado Zôo.

    atrações em gramado reino do chocolate
    O Reino do Chocolate

    Uma das atrações em Gramado O Reino do Chocolate, da empresa Caracol Chocolates, é uma das atrações em Gramado que leva o visitante para uma viagem no tempo. Logo na entrada encontra-se uma máquina do tempo que conduzirá os visitantes até uma viagem que inicia com os rituais aztecas de adoração do deus Quetzalcoatl, passando pela disseminação da cultura do cacau na Europa até chegar ao Brasil. O parque temático fica na avenida das Hortênsias e tem 1,6 mil m² de área.

    O local conta com um espaço de café temático, lan house e uma loja temática, que oferece souvenir e produtos de beleza à base de chocolate. Possui, também tem uma loja da Caracol, onde o visitante encontra produtos da marca.

    Mundo Encantado

    O Mundo Encantado é um novo parque temático, inaugurado no final de 2003, e que mostra as raízes da colonização da Serra Gaúcha. São 4 ambientes em 500 m2, totalmente cobertos, que retratam os costumes dos pioneiros italianos e alemães. Em um dos cenários, a velha Maria Fumaça que desbravou a região de 1921 até 1963 e seguia de Porto Alegre até Canela, passando por Gramado, circula a todo vapor no MUNDO ENCANTADO. São duas composições - uma de carga e outra de passageiros - em seu trajeto de 100 m, passando por túneis e sob pontes da pequena cidade, despertando a curiosidade dos visitantes. Tudo foi feito em miniaturas feitas de madeira, numa proporção 15 vezes menor que o original.

    Agroturismo (raízes coloniais)

    A Secretaria de Turismo de Gramado, em parceria com empresas da região, implantou quatro linhas de ônibus turístico para percorrer cada um dos roteiros de agroturismo do município. Além dos ônibus, as agências oferecem os passeios em vans.

    Raízes Coloniais

    Percorre as localidades da Linha Bonita e Linha Nova, onde o turista visita uma casa construída pelos primeiros imigrantes há mais de cem anos, um museu caseiro com peças da imigração italiana, um moinho, uma fábrica artesanal de erva-mate e uma propriedade típica colonial, na qual o visitante é convidado a degustar vinhos, pães, queijos e salames caseiros.

    Mergulho no Vale

    Uma das mais belas paisagens de Gramado é o Vale do Quilombo, que pode ser visto de um mirante próximo ao centro da cidade. No entanto, seu interior esconde cascatas e paisagens naturais mais belas ainda que podem ser conferidas em uma visita pelas propriedades locais. O contato com a natureza e os mistérios deste vale completam a aventura.

    Encantos Coloniais

     Através de uma estrada sinuosa e cheia de penhascos chega-se a lugares pouco explorados e com paisagens magníficas em meio a Linha Moreira e Serra Grande. Com sorte, é possível avistar algum animal nativo passeando pelo campo. Este roteiro também inclui degustações e visitas a casas de colonos descendentes de imigrantes europeus.

    O Quatrilho

     Vales e riachos compõem o cenário das localidades de Campestre do Tigre e Tapera, onde viveram os protagonistas do romance O Quatrilho, de José Clemente Pozenato. Em uma propriedade de família alemã pode-se conhecer e saborear um típico café colonial alemão (Typisches Kaffee) preparado com cucas, geleias, pães e linguiças.

    Cervejaria Rasen Bier

    Uma cidade com tantas opções de passeios e de colonização alemã (em parte) não poderia ficar sem uma boa cervejaria. A Cervejaria Rasen veio para atender aos amantes da boa cerveja artesanal. São produzidas 3 tipos de cerveja: a Pilsen com baixa fermentação e médio teor alcoólico, passando pelo processo de pasteurização. A segunda é a Dunkel mais encorpada e escura. É uma cerveja marcante com aroma inconfundível. A terceira é na verdade um chopp engarrafado e semelhante à Pilsen. É vendida em garrafa diferenciada em estilo alemão. O turista poderá visitar a cervejaria em horários previamente agendados pelo fone (54) 3286-6886.

    Vinícola Ravanello

    É a primeira vinícola de Gramado construída pelo amante e conhecedor de vinhos o empresário Normélio Ravanello. A vinícola produz vinhos finos cabernet sauvignon, merlot, chardonnay e espumantes. As uvas são cultivadas a mais de 5 anos em parreiras próprios com acompanhamento de enólogos experientes e dedicados. A proposta da vinícola é elaborar vinhos de qualidade internacional com produção pequena para atender à um consumidor exigente. O consumidor poderá visitar a vinícola, degustar e comprar os vinhos, num ambiente acolhedor que nos leva uma experiência única.

    Cristais de Gramado

    Fábrica onde se pode observar a confecção artesanal dos Cristais de Gramado, exportados para a Itália. Pode-se ficar bem perto dos artesãos, que, com objetos simples, utilizam a técnica da tradicional ilha vidreira de Murano, na Itália.

    Praça das Bandeiras

    Localizado na entrada de Gramado, sua construção é em estilo bávaro e visa a dar boas vindas aos visitantes. Foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973.

    Pórtico (entrada via Taquara)

    Localizado na entrada da cidade pela via Taquara, em estilo normando e inaugurado em 8 de junho de 1991, é uma homenagem à colonização alemã.

    Pórtico (entrada via Nova Petrópolis)

    Localizado na entrada de Gramado, sua construção é em estilo bávaro e visa a dar boas vindas aos visitantes. Foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973.

    Show Raízes - Café Colonial Bela Vista

    Essa pequena vinícola de produção familiar é um atrativo de grande interesse. Você poderá ver a diferença de produção de uma pequena vinícola, onde tudo é feito com o carinho dos proprietários. Você poderá também degustar e comprar os vinhos produzidos pela vinícola numa região muito bonita da cidade de Canela.

    Roteiro do Show:

    • Abertura com gaita e violão
    • Abertura Gramado presente na História
    • Apresentação
    • Bloco Danças Portuguesas
    • Bloco Danças Alemãs
    • Bloco Danças Italianas
    • Bloco Danças Gaúchas
    • Interação como Público
    • Despedida

    Contato e Reservas